CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ensaio sobre a Cegueira



Ensaio sobre a Cegueira é um texto literário que narra a história de uma epidemia inédita – a cegueira branca – que se manifesta num homem e se propaga a todas as pessoas com quem contactou, num curto espaço de tempo. O Governo decide isolar todos os cegos num manicómio fora de uso e aí deparamo-nos com as difíceis condições a que estão expostos. Na prisão, as pessoas agiam como animais, sem pudor, sem civilidade. A cegueira branca fazia novas vítimas sem que descobrissem a causa.
Entre eles, havia uma mulher que misteriosamente não cegara e acompanhava o seu marido, mas todos achavam que estava na mesma situação que eles.
Quando a cegueira atinge proporções gigantescas no mundo exterior ao manicómio, a mulher conduz o seu grupo de cegos, através de uma cidade desconhecida, em busca de mantimentos e leva-os para sua casa, onde passam os dias na esperança de uma cura que lhes parece cada vez mais distante. É numa dessas noites que o primeiro cego lança um grito de alegria e anuncia aos seus companheiros que recuperou a visão. Um a um, e pela mesma ordem em que foram contagiados, os cegos voltam a ver.
Joana Alexandra Mendes nº9 - 9ºC

0 comentários:

Visitante