CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Bichos



Título: Bichos (conto Jesus).
Autor: Miguel Torga
Editora: Publicações Dom Quixote
Nº de páginas: do conto - 4 páginas






Resumo

Neste conto o narrador fala-nos da aventura de um menino de nome Jesus, filho de uma família muito humilde.
Uma noite, enquanto comiam o caldo, Jesus contou aos pais que nesse dia tinha descoberto um ninho. Descreveu como subira ao cimo da árvore. Os pais, assustados com o perigo que ele tinha corrido, ouviram-no atentamente. Então o menino disse-lhes que ao pegar no ovo e ao dar um beijo a casca estalara com o calor da sua boca e nascera um passarinho comovido, ele pegara no passarinho e pusera-o no ninho.

Opinião


Este conto é um retrato de bons sentimentos. Os pais de Jesus embora sejam pobres e humildes sabem dar muita atenção e carinho ao seu filho. Jesus também é uma criança muito sensível e que respeita a vida. Ao contrário da maioria dos rapazes que naquele tempo subiam aos ninhos para partir os ovos, sabe preservar a vida daquele pequeno ser.

Excerto


Depois de pegar no ovo, de contente, dera-lhe um beijo. E ao simples calor da sua boca, a casca estalara ao meio e nascera lá de dentro um pintassilgo depenadinho.”





Hélder Silva, 7º E
Título: Bichos – (conto Nero)
Autor: Miguel Torga
Editora: Coimbra 15ª edição
Publicado em: 1985
N.º de páginas: 16


Resumo

Neste conto, o autor descreve a agonia de Nero – um cão de caça, nos últimos momentos da sua vida. Todo o conto é uma personificação. Nero, sentido a morte a aproximar-se, vai relembrando todo o percurso da sua vida: a sua adopção, ainda cachorro, no seio daquela família, os treinos que o patrão lhe dera para o tornar um bom caçador, as maldades que cometera, os seus amores e desamores, o nascimento do seu filho, que nunca teve gana para lhe suceder, porque herdara os defeitos da mãe, a morte dos seus companheiros. E agora era chegada a hora dele. Quem o choraria?
Já com o fim a aproximar-se, sentiu-se a patroa nova a espreitá-lo, semicerrou os olhos e viu-a a chorar.
Nessa noite, quando a casa, a aldeia e os montes dormiam tudo se esvaiu dentro de si e morreu.


Opinião

Para além do interesse literário da obra, os contos de “Bichos” transmitem-nos princípios morais, valores e sentimentos que nunca devem ser esquecidos e denunciam injustiças que não devem continuar a ser conhecidas.
A personificação é o recurso expressivo em toda a obra.


Excerto

“É claro que escusava de sonhar com um enterro bonito, igual a muitos que vira dentro de um caixão de galões amarelos, acompanhado pelo povo em peso...Isso era só para gente, rica ou pobre. Ele teria apenas uma triste cova no quintal debaixo da figueira lampa, o cemitério dos cães e dos gatos da casa”
Márcio 7º C


Eu já li diversos livros, mas um dos que li e que gostei mais foi “Os Bichos” de Miguel Torga.
Gostei do livro, porque relata várias experiências, diversas vivências de variadíssimas espécies animais.
O conto “Miura” foi a narrativa que eu mais apreciei deste livro de contos. Relata a vida de um touro e dos seus sentimentos como a frustração e humilhação, o sofrimento de um touro, antes de entrar na arena. Este conto faz-nos pensar nos actos cobardes que o ser humano pode fazer para seu próprio divertimento, provocando a humilhação de um animal forte e resistente.
No conto, destacam-se sentimentos e emoções de Miura na arena, durante a tourada nomeadamente a sua coragem, a angústia e mais tarde a constante espera da morte. Bastava abrir uma porta e, em alguns minutos, essas forças seriam perdidas, num acto cobarde e insensível que é a tourada.
Eu penso, que neste texto, dei a minha opinião em relação ao assunto abordado. Escolhi este conto, porque Miguel Torga transmite ideias e opiniões com as quais eu me identifico.

José Gusmão, nº 14, 9º C

3 comentários:

Anónimo disse...

Poderiam publicar também sobre o conto Vicente, pois tenho de fazer uma análise sobre ele. Obrigado e adoro os outros!!!

Phurya_TheMLGPro disse...

eu gostei muito deste site porque me ajudou muito na minha apresentação de português:)

Ptptpt disse...

Eu tbm tenho uma apresentação de português na quinta-feira sobre qualquer livro ou conto apesar disso sou do 7 ano)

Visitante