CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Velho e o Mar

Título: O Velho e o Mar
Autor: HEMINGWAY, Ernest
Editora: Livros do Brasil


Resumo da obra

A história fala de um homem já com uma certa idade, chamado Santiago. Santiago era um pescador, que certo dia resolveu ir tentar a sua sorte visto que já não pescava há 85 dias.
Confrontado com um peixe, nomeadamente um espadarte, maior que o seu barco, vê-se obrigado a deixar que o peixe empurre o barco, visto que o espadarte era mais forte do que ele. Ao fim de alguns dias, Santiago consegue dominá-lo e, voltando para terra, os tubarões atacaram o peixe restando apenas a espinha e a carne da cabeça.

Opinião

Na minha opinião, achei este livro fantástico. Não só pela maneira como o escritor conta a história, mas também pela maneira como descreve a situação, criando simultaneamente o suspense de saber qual era o peixe.
Aconselho vivamente que as pessoas leiam este livro.

Excerto

Tentou mais uma vez e quando conseguiu voltar o peixe de lado sentiu-se de novo quase a desmaiar. O peixe endireitou-se e afastou-se lentamente com a grande cauda a bater no ar.
«Tentarei mais uma vez», prometeu o velho, embora tivesse agora as mãos todas em sangue e só pudesse ver por instantes.
Tentou outra vez e sucedeu exactamente o mesmo. «Assim», pensou ele e sentiu-se a desmaiar mesmo antes de recomeçar a puxar. «Vou tentar outra vez».
Esqueceu a dor e reuniu as poucas forças que lhe restavam, chamando o orgulho, que já o deixara havia horas. Pôs toda a sua alma no puxão e na agonia do peixe, que veio para junto do barco, a nadar suavemente com o seu estoque quase a tocar a madeira da canoa e começou a passar a canoa, longo, profundo, largo, prateado com manchas purpúreas e interminável na água
.” (pág. 90)

Ricardo Patrício - 9º A

0 comentários:

Visitante