CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Névoa

Título: "Névoa", "Novos Contos da Montanha"
Autor: Torga, Miguel
Editora/ano de publicação: "Publicações Dom Quixote" em 1944
Nº de páginas: 7


Resumo

Celestina era bela, diferente das outras raparigas da aldeia. Joana a mãe enviuvou durante a gravidez e à medida que Celestina foi crescendo, Joana foi notando que a filha correspondia à descrição que o marido fazia dela. Porém, não se entendiam. Celestina tinha curiosidade em conhecer o pai e Joana evitava o assunto. Ambas viviam num inferno.

Opinião

O conto que li do livro "Novos Contos da Montanha" de Miguel Torga, relata os costumes e mentalidades dos habitantes do interior do país em determinada época. Na minha opinião, este género literário é de difícil leitura e difícil compreensão, por isso, para mim foi pouco atractivo e cansativo, apesar de os contos serem pequenos.

Excerto

"Sem ânimo para continuar a arder naquele inferno de lume apagado, todo de sombras e absurdos, ergueu-se, foi à cozinha, pegou na faca e na cesta, e correu pelo atalho dos Barrocos ao encontro do último rancho.
- Vossemecê quer mais uma mulher na roga? - perguntou, desesperada, ao maioral.
- Quero, quero! Mas é preciso que ela ainda distinga os bagos das folhas... A velha Joana sorriu com brandura. Depois, humildemente, disse:
- Distingo. Mas, se me enganar, dê-me um empurrão e atire-me aos boleirões ao Doiro. É um favor que me faz." - página 129
Mariana Santos, 8º B

0 comentários:

Visitante